12 de set de 2014

Europeu Sub-21


Numa altura em que o Europeu de Seleções principais vai passar a contar com 24 participantes é incompreensível que no Europeu Sub-21 continuem apenas a ser apuradas 8 seleções. Muitos jovens perdem a oportunidade de mostrar o seu valor numa competição que capta a atenção dos grandes clubes da Europa porque a Uefa assim decidiu. 

Não tem sentido nenhum os vencedores dos respectivos grupos de qualificação terem de disputar um play-off para garantirem a entrada no Europeu Sub-21. A seleção portuguesa por exemplo, realizou uma fase de qualificação perfeita em termos de resultados, com 8 vitórias em 8 jogos e pode nem garantir a sua participação. Pode até ser melhor que a seleção holandesa nos 2 jogos em que se irão encontrar e não conseguir a qualificação. Quero com isto dizer que o factor sorte ganha mais importância quanto menor for o numero de jogos a realizar. Se ganhou os 8 jogos da fase de qualificação não pode ter sido só sorte, houve mérito certamente, pelo que é tremendamente injusto em 2 jogos que possam correr menos bem não conseguir a qualificação. 

É altura da Uefa repensar o modelo desta competição, permitindo que mais seleções participem e mais jovens tenham oportunidade de mostrar a sua qualidade dado que, infelizmente, muitas vezes nos clubes onde jogam encontram treinadores que privilegiam mais a experiencia que a qualidade. 




0 comentários:

© Domínio Táctico 2012 | Blogger Template by Enny Law - Ngetik Dot Com - Nulis