28 de fev de 2015

Bielsa e a (não) organização defensiva

Devo confessar que não vi o jogo de ontem do Marselha frente ao Caen, tendo apenas visto um resumo de 4 minutos, com os golos e as oportunidades de golo que cada equipa dispôs. E nesses 4 minutos, o nº de oportunidades de golo (principalmente em transição) que o Marselha concedeu ao Caen foi absurdo, tendo sofrido 3 golos depois de estar a vencer por 2-0. 

No resumo não foi possível perceber o contexto em que essas transições tiveram origem, no entanto, tenham sido um problema ofensivo colectivo ou erros individuais, o problema é o mesmo: O Marselha não sabe defender dado que os comportamentos defensivos simplesmente não existem, o que não admira visto que nas palavras de Bielsa defender é correr mais que o adversário. 

Das duas uma, ou o Marselha consegue ter a bola o jogo todo, ou tem de saber o que fazer quando a perde. Não pode continuar a conceder tantas facilidades aos adversários para criarem situações de finalização ou irá continuar a perder vários pontos até final da época. 

No lance do 3º golo, o golo que ditou a derrota, foi este o comportamento defensivo:



P.s- Adoro o Bielsa! (mas ia adorar ainda mais se conseguisse por a sua equipa a gerir melhor o jogo com bola)

5 comentários:

João Rodrigues disse...

Sem dúvida! Este Marselha pode-se tornar em uma grande equipa mas para isso tem que melhorar no processo defensivo. Bielsa é um grande treinador e acredito que tem capacidades para fazer melhor.

Tem sido este o problema do Marselha. Se o melhorar pode ser campeão francês.

Artur Semedo disse...

não percebi uma coisa só: que tem que ver o facto de teres perseguido o avançado do caen com o jogador assinado ter ficado fora do lance... :D

Honoris disse...

Assinalado e perseguiu* xD

Daniel Martins disse...

Todos nós gostamos do Bielsa, mas é a treinar a equipa dos outros :)

Honoris disse...

Quem me dera que treinasse a minha :)

© Domínio Táctico 2012 | Blogger Template by Enny Law - Ngetik Dot Com - Nulis