2 de jul de 2015

Visão de Picareta


Apesar da constante evolução de que o futebol tem sido alvo desde há muitos anos, continuamos a ouvir/ler muita coisa que nos faz questionar se estamos em 2015 ou em 1950. São vários os artigos, relacionados com o futebol, que contém afirmações que deixaram de ser verdadeiras há demasiados anos, para ser aceitável que sejam ditas em sítios onde se fala de futebol, por gente que supostamente percebe de futebol. 

É-me de difícil compreensão como é que em pleno século XXI há gente que considera, por exemplo, que há avançados de 4x3x3 e avançados que não são de 4x3x3. Devo confessar que após a leitura desta pérola, procurei logo tentar perceber, junto do autor da afirmação, o que são avançados de 4x3x3 e o que acontece quando esses avançados jogam noutro sistema táctico que não o 4x3x3. Infelizmente, a apesar do 25 de Abril já ter sido há bastantes anos, o meu comentário nem aceite foi, pelo que a minha dúvida permanece: O que são avançados de 4x3x3? 

Teoria Nº 1- Os avançados de 4x3x3 são os únicos avançados que podem jogar numa equipa em que os 4 defesas só defendem; o médio defensivo só destrói; os extremos só cruzam; e o avançado só finaliza. 

Teoria Nº 2- Os avançados de 4x3x3 são os avançados mais anti-sociais que há no Mundo do futebol pelo que só aceitam jogar sem a companhia de outro avançado.

Teoria Nº 3- Os avançados do 4x3x3 são aqueles avançados que na escola nunca sabiam quais eram os números pares e ímpares. 

Teoria Nº 4- Os avançados de 4x3x3, são, como diria Jorge Jesus, avançados de equipa pequena.

Teoria Nº 5- Os avançados de 4x3x3 são constituídos por moléculas de 4 átomos de carbono, 3 de hidrogénio e 3 de oxigénio que, perante a presença de sistemas tácticos com outros algarismos, se tornam instáveis e acabam por se desintegrar. Nota: estes avançados, embora possam jogar em sistemas de 3x3x4 e 3x4x3, são, ainda assim, demasiado volúveis em tais circunstâncias, não podendo ser manipulados sem auxílio de uma grande dose de picaretice. (Artur Semedo)

Teoria Nº 6- Os avançados de 4x3x3 são, como a matemática indica, avançados de 36. se estamos a falar de golos por época, de anos de vida ou de tamanho de...chuteira, só Deus sabe! (Artur Semedo)

Agora a sério. Estamos em 2015, não faz sentido nenhum continuar a dizer barbaridades deste género. Como é que alguém que supostamente percebe de futebol pode afirmar que um avançado é avançado de um único sistema táctico? Qual será, na mente brilhante do autor daquela afirmação, a diferença entre avançados de 4x3x3 e avançados de 4x2x3x1 ou 4x5x1? Sinceramente tenho muito curiosidade para saber. Será que o Messi é um avançado de 4x3x3? Não me digam que o Guardiola andou a jogar com um avançado de 4x4x2 no lugar de um avançado de 4x3x3!!!!! Boa noite. 


17 comentários:

GC disse...

"Teoria Nº 5- Os avançados de 4x3x3 são constituídos por moléculas de 4 átomos de carbono, 3 de hidrogénio e 3 de oxigénio que, perante a presença de sistemas tácticos com outros algarismos, se tornam instáveis e acabam por se desintegrar. Nota: estes avançados, embora possam jogar em sistemas de 3x3x4 e 3x4x3, são, ainda assim, demasiado volúveis em tais circunstâncias, não podendo ser manipulados sem auxílio de uma grande dose de picaretice. (Artur Semedo)"

Sai uma grade de minis para esse cavalheiro! Ri-me alto!

Acostista disse...

Fantástico. Muito divertido, claro e esclarecedor. Em cerca de 22 jogos oficiais da época 1946/47 Peyroteo marcou 47 golos, Jesus Correia 42, Albano 18, Travaços 18 e Vasques 12 num sistema WM. Eram avançados SÓ de sistema WM e por ter havido algumas alterações para outros sistemas nunca mais ninguém ouviu falar deles xD... Campeões 7 vezes em 8 anos.

DM disse...

Muito bom!

Essa é das discussões mais engraçadas que há no futebol atual. Um exemplo que gosto de dar é o do Montero. O senso comum diz que o Montero é avançado de 4-4-2 porque não sabe jogar sozinho na área! É o oposto do avançado de 4-3-3. As pessoas continuam sem conseguir separar a posição das caracteristicas do jogador. Se for um matacão de 1,90m tem de ser o homem alvo na área. Se for mais baixo e forte tecnicamente ou é 10 ou então só pode ser 2º avançado.
Na minha opinião, tudo dependerá das dinâmicas implementadas. Um avançado é avançado seja de que sistema for, e para mim hoje em dia do meio campo para a frente joga praticamente em qualquer posição. Se mais ou menos posicional, dependerá do treinador e do modelo em que está inserido.

Gonçalo Matos disse...

Olha que os de 4x3x3 também encaixam num sistema de 4x2x3x1. Ou num 4x5x1. É preciso cautela.

Onde é que viste isto? TVI24?

Daniel Martins disse...

LOOL também reparei nisso quando li o artigo e também me fez espécie, mas nem me dei ao trabalho de comentar porque já sei como funcionam as coisas. Todos os dias visito o site porque acho que do ponto de vista informativo é do melhor que anda por aí, agora para aprender alguma coisa de futebol é melhor estar quieto. Mas o maior mal nem é esse, porque malta a comentar futebol como se ainda estivéssemos no século XIX há aí aos pontapés, alguns até em horário nobre da televisão. O pior é a censura que fazem a quem não concorda com eles, e como consequência a caixa de comentários é só malta a satisfazer-lhes o ego. O que é um bocado doentio.

Ah e a teoria certa é a nº5, obviamente.

Gonçalo Matos disse...

DM,

Para continuar o teu raciocio, um defesa pode ser um avançado e o contrário o mesmo... Claro que isto é um exemplo extremo, mas no fundo o que interessa é como as características de um jogador encaixam no modelo de jogo de um treinador.
Eu até posso ter um modelo em que o jogador que joga na posição de avançado não finaliza nunca, mas que tem de baixar, enquadrar, fixar e soltar. Acredito que neste modelo, a maioria dos avançados que por aí existam não consiga fazer o que peço. Talvez tenha de jogar com um jogador que sempre foi médio na posição.
Mas o que me interessa é que os meus jogadores saiam potenciados pelo meu modelo e que este também tire o melhor das características individuais.
Se calhar o Montero num modelo de jogo de um outro treinador poderia ser interior, ser extremo...

Um exemplo perfeito é JJ, que antes de ver posições de origem dos seus jogadores, vê as suas características individuais e em função disso encaixa-os no seu modelo de jogo.

Honoris disse...

Gonçalo,

Pelo titulo do post descobres logo em que blog foi dita aquela pérola :)

Gonçalo Matos disse...

Honoris,

Eu apanhei :)
É só porque há aí tanta picareta...

Honoris disse...

Quanto ao tema dos avançados, concordo em absoluto contigo. Não há avançados de 4x3x3 ou 4x4x2, há sim, avançados que se enquadram melhor em determinado MODELO DE JOGO.

Durante o Euro sub 21 também li que o Gonçalo não era avançado de 4x4x2. Nada mais errado obviamente. Podia não ter o perfil desejado para as dinâmicas que o RJ queria, mas que pode muito bem jogar num sistema de 2 avançados não há qualquer dúvida.

Gonçalo Matos disse...

são gajos com conceitos predefinidos e dogmas...

o Ricardo Pereira não é um "avançado", mas no modelo do Rui Jorge cumpria bem com o que era pedido... Num modelo como descrevi anteriormente tenho duvidas que fosse tão capaz.

E é também por isto que gajos como o JJ ou o Pep são tão fortes, vêem para lá do óbvio e conseguem perceber onde encaixar jogadores em posições que não eram esperadas.

Roberto Baggio disse...

Semedo <3

bio disse...

Quando eu era puto não era avançado de 4-3-3 porque não sabia cabecear.

O treinador colocou um 2 avançado a jogar comigo e continuei sem marcar golos porque não tinha jogo de pés.

Depois colocou-me a trinco, mas viu que eu não dava cacetada como o Ali Ghazal.

Hoje sou bancário porque não sabia mesmo nada de jogar futebol.

Bom post :)

Gonçalo Mano

Anônimo disse...

um blog de miudos que se fartam de jogar fm

fui disse...

Eheh! Infelizmente é o que mais se ouve por aí, nos cafés mas também nos jornais! Diz-se que em 4-3-3 o avançado joga sozinho, o que a ser verdade torna de facto difícil cumprir a sua função de marcar golos! Mas não é só nos cafés, jornais, blogs, até se ouve treinadores de primeira divisão a dizer isto!
Por outro lado, eu antes de começar a ler este blog e o Lateral Esquerdo também dizia (e acreditava) estas barbaridades. Bem hajam!

Honoris disse...

Só de me lembrar do que eu dizia até há bem pouco tempo, dá vontade de bater em mim próprio

Jose Castro disse...

Os bloggers do Lateral Esquerdo, posse de bola, dominio tatico e entre dez mereciam uma condecoração do Presidente da Republica por serviços prestados ao desporto nacional. Fantásticos!

Honoris disse...

Thanks :)

© Domínio Táctico 2012 | Blogger Template by Enny Law - Ngetik Dot Com - Nulis