13 de ago de 2015

A força da técnica e técnica da força: Islam Slimani

Quando se fala de futebol, mais concretamente na qualidade dos jogadores, há e haverá sempre uma coisa impossível de alcançar: a unanimidade. Seja qual for o jogador, nunca existirá o momento em que toda a gente seja da mesma opinião em relação à sua qualidade. E isto porque, cada pessoa, olha para o jogador de maneira diferente. Independentemente da posição que ocupa no campo, nem toda a gente avalia o jogador com base nos mesmos parâmetros. Para uns o mais importante será o nº de golos marcados e de assistências feitas mas para outros já será a qualidade com que se movimenta, e ainda há os que dão mais valor aos atributos físicos como a resistência ou a velocidade. 

Um exemplo bastante claro para explicar o que acabei de dizer é Islam Slimani. O avançado do Sporting, é um jogador sobre o qual é impossível haver unanimidade, sendo mesmo alvo de avaliações muito díspares. Na minha opinião, esta disparidade nas avaliações sobre o avançado argelino só é possível porque, a maior parte dos adeptos, do Sporting e não só, não têm em conta, no momento da avaliação, todas as situações que ocorrem durante um jogo de futebol. Isto é, só em raríssimos casos (como por exemplo o de Mário Jardel, excelente no momento da finalização mas fraco nos restantes) é que um jogador de futebol deve ser avaliado com base em apenas um momento do jogo, Não sendo o jogador em questão muito acima da média num determinado momento do jogo, deve ser avaliado de forma global. 

É com base em todo o conjunto de situações que ocorrem durante o jogo que eu avalio Slimani, e por isso, a minha opinião sobre o mesmo não é a mais favorável. Quando olho para o avançado argelino vejo um jogador muito limitado do ponto de vista técnico e que por isso não consegue aproximar a sua equipa do sucesso em muitas das situações que ocorrem durante os 90 minutos. Mesmo tendo em conta a importância que Slimani tem em algumas situações (pressão, esquemas tácticos, 1ªas bolas etc), na maior parte dos casos, Slimani não tem qualidade técnica para oferecer à equipa o que ela precisa naquele momento. Enormes dificuldades na recepção e na condução, fazem Slimani perder uma grande quantidade de bolas em cada jogo. Em muitos casos, e apesar de conseguir entregar a bola a um colega, a mesma não lhe chega nas melhores condições. Mesmo no momento da finalização, Slimani não consegue, fruto das suas debilidades técnicas ser um avançado acima da média. 

Se olharmos para Slimani de uma maneira racional e o avaliarmos com base em TODOS os momentos do jogo e TODAS as situações inerentes a esses momentos, facilmente nos apercebemos que o avançado argelino, apesar de ser importante em algumas situações, é um jogador com demasiadas deficiências técnicas para ser considerado um avançado de grande qualidade. 


16 comentários:

Luis Santos disse...

Já gostei menos... Agora até o acho um jogador razoável. Não chega a ser jogador para uma equipa de oitavos da CL, mas acho que para o Sporting é um bom jogador. Dá para vender a metade ou mais da Liga Inglesa, só isso já pode significar um bom encaixe.

Honoris disse...

Apesar de achar que o Slimani vai fazer pelo menos 15 golos este ano, acho que no modelo do JJ ainda seram mais visível as suas dificuldades técnicas na altura de servir de apoio e com isso o nº de bolas perdidas será maior

AFCD disse...

Eu tenho pena do Slimani. Mas tenho mesmo! Vê-se que é um gajo esforçadíssimo, e não digo "à Capel", procura mesmo aprender a fazer as coisas melhor. No que é mais fácil evoluir, com o JJ está notoriamente melhor. Já não pressiona tanto à toa, já dá mais soluções à equipa sem bola, etc. Mas vai tudo dar ao que dizes, a qualidade técnica dele é algo que dificilmente evolui nestas idades. E a dele é sofrível, para ser simpático. Por muito que ele se esforce para evoluir, vai continuar a perder bolas atrás de bolas devido a isso.

Mas, pior que isso, é que ao lado dele tem um gajo que não tem estado propriamente melhor nesse aspeto, embora tenha obviamente outro nível técnico. Falo do Teo. Para mim, a dupla de avançados, neste momento, é Montero+1.

Tiago disse...

Boas,

Concordo que, num modelo com tanta qualidade colectiva em termos ofensivos, as deficiencias de Slimani se notarão mais. Mas em termos práticos terá tantas mais situações claras de finalização, que estas deficiencias serão mais uma vez, e ainda mais, escondidas pelas estatisticas.

Sendo Slimani de facto um jogador muito fraco em termos tecnicos, se o comparamos com Lima, o que fica a perder? E a ganhar?

Abraços

Bernardo Ferrão disse...

Honoris, pelo contrário, acho que vai disfarçar muito a sua técnica este ano. Por ter precisamente mais opções, mais linha de passe. Por ser mais fácil dar seguimento à jogada. E acho que vai ser fundamental este ano, neste modelo do JJ.

Honoris disse...

Gosto mais do Lima porque apesar de não ser muito evoluído técnicamente é superior ao Slimani.

Bernardo,

Se o Slimani tivesse só na área a receber cruzamentos para a cabeça não se ia notar tanto a falta de qualidade. Se no modelo do JJ participar mais no jogo coletivo vais errar mais apesar de ter mais linhas de passe e etc. Ele não erra porque a complexidade do lance é muita, ou porque tem que decidir muito rápido, ela erra porque é mau tecnicamente e tem dificuldades em receber uma bola.

Bernardo Ferrão disse...

Apesar de concordar com o facto de ele ter deficiências técnicas e não cognitivas, acho que estar inserido num modelo destes vai disfarçar. Acho que vai ser altamente potenciado, pois será muito importante nos aspectos em que é mais forte e acho que não será assim tão mau a relacionar-se com os apoios. Estaremos cá para ver, no entanto não é um jogador que eu goste.

Honoris disse...

Eu concordo que num bom modelo as debilidades dos jogadores sejam "escondidas" mas também acho que, se o modelo do JJ obrigar o Slimani a participar um maior nº de vezes nos momentos que antecedem a finalização ele vai continuar a errar muito.

RG disse...

Honoris...

Cheira-me que os 2 da frente a determinada parte da época serão Montero e Teo. Tenho a ligeira sensação que Montero está a ser trabalhado em algum ponto de jogo ( pressão à saída de bola adversária??) para assumir o lugar do argelino.

Honoris disse...

Eu acho que o Montero vai ganhar ao lugar mas é ao Teo. Acho que o Slimani será sempre o titular

RG disse...

Esperemos então que eu esteja certo....

A dupla Teo/Montero parece-me ser capaz de fazer mais estragos e dar melhor futebol à equipa que uma dupla que tenha Slimani

BPereira disse...

Também concordo. O pessoal fica "iludido" com o facto do Slimani ter mais golos marcados (não muitos) que Montero e então julga-o bom jogador. Mas é medíocre e mesmo em futebol amador não muito dificilmente se encontram jogadores de melhor nível técnico. Para mim a dupla seria Montero e Teo, ficando o Slimani no banco como opção de recurso para a altura do "chuveirinho". Não serve para muito mais...

Antonio disse...

Para mim está vai ser uma das, habituais, teimosias do JJ. Tal como tinha no Benfica Cardoso e Lima, quando toda a gente já via que a melhor solução era Lima e Rodrigo, aqui vai utilizar Slomani e Teo que são os que mais se aproximam dessa dupla que ele tanto gostava.

Sui Generis disse...

O caso do Slimani dá-me vontade de rir. O homem desafia toda a lógica no futebol xD .. Digo isto, principalmente, pq há uns anos lembro-me de termos o Wolfswinkel a titular no Sporting, a marcar quase o dobro dos golos do Slimani num Sporting que nem à Europa foi...e o que se dizia dele lembras-te? Que era um ganda cepo, que não tinha técnica e que apesar dos golos, tinha de falhar 10 para marcar 1 .. este retrato lembra te alguém? lol

Abraço,

SL

Coach Pedro disse...

Slimani pode ter claras dificiencias tecnicas, mas é um jogador que dá uma dimensão ao modelo de jogo de Jesus que jogadores como Teo, montero ou outro jogador não dão...Falo claramente da pressão após perda de bola, pressionar e fechar espaços para a sua rápida recuperação, dimensão atlética na área para momentos em que uma equipa necessita de outros recursos quando não está conseguindo pelos meios mais comuns!

Um jogador não pode ser um bailarino que não precisa de correr, que com um sopro tropeça, que não mais nenhum recurso que a sua técnica, etc. Aliás, uma equipa é formada pelo conjunto de todas as partes e diferenças que estas em conjunto trabalham para o modelo de jogo adoptado, porque apesar de todos pensarem que correr muito não basta, claramente Slimani é algo mais que isso!!

Não é o prototipo de um jogador modelo, mas certamente nas caracteristicas deste modelo de Jesus, será muito util em muitos momentos e será um dos melhores marcadores da Liga e um jogador que superará mesmo os mais cépticos, porque Jeus vai fazer crescer as suas qualidades e deficiencias e torná-lo num jogador mais inteligente nos momentos em que ele é mais débil!

Duvidas?! O tempo dará razão a quem a tiver, goste-se ou não dele.


Abraço

Anônimo disse...

Valeu 30 milhoes e vendido para o campeao inglês. 2º melhor marcador da Liga e melhor jogador do SCp no campeonato.
Slimani, para mi, foi dos melhores e mais importantes jogadores que passou pelo SCP. Muito importante na pressão e na profundidade. Com ele a equipa sabia com o que contava. alguem posicional na area que bem servido, facturava!!.

Abraço,

© Domínio Táctico 2012 | Blogger Template by Enny Law - Ngetik Dot Com - Nulis