24 de ago de 2015

Algumas ideias do Braga de Paulo Fonseca

Não foi um jogo muito bem conseguido por parte do Braga (muito jogo exterior e más decisões), mas ainda assim foi possível observar várias dos comportamentos colectivos que Paulo Fonseca pretende ver consolidados no seu Braga. Como já se previa, tendo em conta o seu trabalho no Paços de Ferreira, o Braga irá ser uma equipa a tentar jogar um futebol de qualidade. 

                                                  Ajuste defensivo de Luiz Carlos
Destaque para o grande jogo de Luiz Carlos do ponto de vista posicional. Sempre muito bem a ler o jogo e a perceber a zona que devia ocupar. Aqui, a ocupar a posição do central que foi dobrar o lateral, saindo apenas da posição quando o lateral ultrapassado voltou para a linha defensiva.

15 comentários:

Artur Semedo disse...

o lance dessa oitava imagem foi evidentemente terrível! o lance a EXIGIR o apoio do ponta-de-lança e ele desata a ir para área... é pena.

Anônimo disse...

Porque é que consideras o jogo exterior uma debilidade?

Honoris disse...

Não considero. O que eu disse foi "demasiado jogo exterior", e isso sim considero uma debilidade dado que é no corredor central que o nº de opções é maior. E há vários tipos de jogo exterior. Podem atrair para dentro e depois entrar por fora por exemplo. O que o Braga fez foi cruzar várias vezes sem muito critério, e isso é uma debilidade do modelo de jogo

Blog de Portugal disse...

Que achas do Crislan? Vi um pouco do jogo com o Rio Ave, mas vi o jogo todo com o Nacional e gostei, no sentido que me parece que irá marcar vários golos. Contudo, ainda tem que dar um salto a nível de jogo. sobretudo no baixar para entrelinhas, oferecer-se como apoio frontal, ir ajudar mais os laterais ou extremos...

Honoris disse...

Não prestei muita atenção. Quando o fizer venho cá dar a minha avaliação

Abraço

JON disse...

Honoris,

Isso que mostras era o mesmo que acontecia no Porto dele... Extremo e cruza... Jogo interior e apoios no último terço, é mentira. É tudo a correr para a área!

Anônimo disse...

Excelente treinador, com excelente estilo de jogo !!

R.B. NorTør disse...

Só vi a segunda parte do jogo, portanto fiquei com um bocado de má impressão com o Braga, mas provavelmente foi mais fruto das circunstâncias.

BdP, o Crislan pareceu-me que definiu mal a maioria dos lances, especialmente à medida que o relógio avançava. Muito estático e a pedir bola na frente, não dava linhas nem abria espaços e bola metida nele era bola perdida, mas podem ter sido os nervos.

Vamos ver como evolui o Braga, porque também tinha a expectativa do Honoris.

Honoris disse...

Eu também não gostei muito do jogo mas tenho esperança que melhorem. Se o objetivo for só atacar por fora não faz sentido ter os extremos em zonas interiores como se verifica em muitos momentos do jogo

João disse...

O Vuckevic pareceu-me porreirinho, procurava sempre jogar pelo meio.

rui oliveira disse...

Vukcevic é um craque e ainda vai melhorar.

Honoris disse...

Também gostei da maneira como conduz a bola, cabeça levantada, qualidade no passe. Tem ali potencial sim :)

Anônimo disse...

Nao sou o mesmo que perguntou antes. Mas então o que fazer no momento em que o corredor central está congestionado? E aqui vai uma pergunta extremamente generalista que admito nao tão adequada quando descontextualizada: Preferes tabelas pelo centro ou inversões de flanco com rapidez?

Honoris disse...

É difícil responder a isso. Imagina que atraiu um grande numero de adversários para o corredor central, e deixo no lateral, o meu defesa direito e o meu extremo direito para apenas um adversário. Aí, obviamente, é-me mais favorável colocar a bola no corredor lateral e explorar a superioridade numérica. De uma maneira geral, eu prefiro que se ataque pelo corredor central porque é aí que o nº de opções e novos caminhos é maior

MOS disse...

Muito obrigado por teu comentario, Honoris. E perdão pelo anonimato anteriormente.
Imaginava mais ou menos que seria essa tua resposta. No final das contas, é o contexto e a situação especifica que que determinará qual a melhor decisão a ser tomada pelos jogadores.

A razão de minha pergunta é simples. Não sei em Portugal, mas no meu país é comum que se escute nos meios de comunicação no decorrer da partida a ideia de "time joga compactado e fechando as linhas, por isso o melhor a se fazer é jogar pelos flancos". Dito de uma maneira quase axiomatica e que por muito tempo eu tomei como verdade absoluta e com uma ideia um tanto distorcida de jogar pelos flancos. quando se falava ou se fala de buscar as pontas por aqui, a ideia no senso comum é a de normalmente buscar um extremo habilidoso que deverá tomar duas decisões: correr à linha de fundo e cruzar ou "partir para cima" driblando e desorganizando o rival. Não são ideias invalidas, é claro. Principalmente a segunda. A questão é que quando se aborda o jogo exterior por aqui, pouco abordada por exemplo a importancia dos apoios interiores de passe ao portador, o "atrair para um lado finalizou pelo outro"(quando esta for a melhor decisão, claro). O maximo de "colectivo" que se lembra, são as ultrapassagens laterais. Ate as inversões de flanco quando acontecem, me parecem mais esteticas do que eficientes(nem preciso dizer de qual país eu sou)

E a mudança desse pensamento(simples, eu sei, mas que teve impacto na forma como vejo as partidas) se deu graças a blogs como o teu o Lateral Esquerdo e o Posse de Bola. E assim pude perceber melhor como conjuntos priorizam o corredor central, etc.

No entanto me causava incomodo notar que mesmo essas grandes equipas que priorizam o corredor central, normalmente têm "pontas" tão preponderantes e que nem sempre "buscam o centro". No final é tudo uma questão situacional e que vai alem do corredor central. Algo como o Bayern atual. Ainda prioriza o centro e tudo o mais( e os pontas como Robben e Douglas Gosta buscam o corredor central, é verdade) mas me parece - e posso estar muito enganado e adoraria que , se eu estivesse, me fosse esclarecida essa questão - que o corredor lateral é mais relevante nesse Bayern do que em seu trabalho anterior

Obrigado Honoris. Abraço

© Domínio Táctico 2012 | Blogger Template by Enny Law - Ngetik Dot Com - Nulis