14 de set de 2015

Criatividade: o exemplo de Teo e Gauld

Dois lances que mostram bem a diferença entre 2 jogadores, num dos aspectos, para mim, mais importantes num jogador de futebol: a criatividade. A capacidade em descobrir novas soluções não está ao alcance de todos os jogadores, independentemente de serem ou não, muito evoluídos do ponto de vista técnico e físico. Há quem, fruto da sua criatividade, consiga oferecer à equipa a melhor solução a cada lance. Teo não é esse tipo de jogador porque simplesmente não tem a capacidade de perceber, em função do contexto, qual a decisão que aproxima mais a equipa do sucesso.
Teo Gutierrez, Jorge Jesus e a criatividade. Continua e continuará a ser o patinho feio de um grande treinador. Prescindir da criatividade para ganhar força. (Posse de Bola)


22 comentários:

Carlos Mota disse...

querias a bola para o outro lado?

Honoris disse...

A questão não é para que lado vai a bola, é ir para um dos lados só porque sim. O Teo devia ter conduzido a bola, atacando o espaço entre os 2 defesas. Se algum dos defesas saísse na bola, ele isolava o colega que ficou sozinho. Caso ninguém saísse na bola,continuavam ele a conduzir a bola até ter condições para rematar

Anônimo disse...

Honoris, vai lá tu fazer isso! Foi de longe o melhor jogador em campo contra o rio ave, por causa de um lance, não tem criatividade. Bravo. Fazes boas análises, nisso não há dúvida, mas começas a perder alguma credibilidade... SL

DM disse...

Honoris, é uma comparação injusta. O Gauld é o jogador mais "inteligentemente criativo" dos quadros do Sporting, a par de Montero e Chaby :)

Curiosamente, nenhum tem jogado na equipa A

José Lopes disse...

A defesa que o guald enfrentou não era também la grande coisa

Anônimo disse...

Preferes o Teo ou o Slimani na posição de PL? Isto, porque para mim são os 2 PL´s, e só faz sentido jogar 1.

Honoris disse...

"por causa de um lance, não tem criatividade. Bravo. "

Não não é por causa de um lance. São vários lances em vários jogos em vários anos de carreira. Nunca foi criativo e nunca será.

"Preferes o Teo ou o Slimani na posição de PL? Isto, porque para mim são os 2 PL´s, e só faz sentido jogar 1."

Se me perguntasses isso hás uns tempos atrás diria Teo, sem dúvida. Agora já nem sei.

"A defesa que o guald enfrentou não era também la grande coisa"

Não tem a ver com os adversários, mas com o jogador que tem a bola.

RafaelSCP disse...

Gauld a fazer como mandam os livros, fixa e dá redondinha para o 1x1
O Teo é simplesmente mau!

Por mais que goste do modelo de JJ, acho que se podia dar outra dinâmica à equipa com jogadores como Gauld. O Modelo é bom, mas a escolha dos seus intervenientes podia ser melhor. Como já foi dito varias vezes, JJ tem um estigma, não pela capacidade fisica dos jogadores, mas mais pela sua compleição fisica.

O que achas de J.Mario a 8?

Para mim, no modelo de jesus, ou és top na condução em velocidade (como era Enzo) ou és muito forte na capacidade de decisão (sobretudo no capitulo da imprevisibilidade) e JM não é top em nenhum destes capitulos, apenas razoavelmente bom.

Vejam os jogos de Gauld na B e notarão que, este sim está totalmente munido destas duas armas.

nonameslb disse...

Slimani e muito superior a qualquer outro avancado no SCP mas Teo nao joga nessa posicao com o cerebro por isso podem jogar os dois facilmente.Gosto muito do Teo mas neste momento estou contente com o Jonas que tem essa criatividade que falas e tambem finaliza.Montero tem essa criatividade que falta ao jogador que fizer dupla com Slimani?

Jorge Carolo disse...

Honoris ainda te dás ao trabalho de responder a estes anónimos que têm como argumento "Honoris, vai lá tu fazer isso! Foi de longe o melhor jogador em campo contra o rio ave".

lolololol

Nunca hão de perceber... O que eles percebem é se a camisola tem riscas, listas ou é toda de uma côr... tudo o resto já é pedir demais!!

Incrivel como um jogador destes num lance 3x2 faz um passe para a bandeirola em vez de fazer a coisa mais simples do mundo... um fixar e soltar ou em ultimo caso rematar à baliza...

Leão de Alvalade disse...

Honoris, vi o jogo no estádio e o Teo e em teoria concordo que a decisão não foi a melhor mas na prática acaba por ser porque o jogador já não tinha forças para mais. Se viste o jogo todo creio que encontrarás pelo menos um lance, ainda na 1ª parte, que demonstra que Teo sabe decidir melhor.

Anônimo disse...

Jorge Carolo,

Ou tu percebes muito de futebol ou então és um admirado ferrenho do Honoris! Das duas, uma. Aposto mais na segunda... enfim. Desta vez fiquei muito chateado com o Honoris foi por isso que lhe disse isso em tom de brincadeira, porque ultimamente as análises que tem feito puxam um pouco para as suas opiniões pessoais, se não gosta de um jogador vai andar às voltas até encontrar um ponto franco. Lembro-me muito bem das análises que o Honoris faz em relação ao Slimani, na minha opinião completamente injustas. Sim, o Slimani não é um tecnicista, mas no futebol não é só isso que conta. Na minha humilde opinião, a inteligência e o sentido de oportunidade são as coisas mais importantes. Um conselho para os dois, já que dão a entender que são uns experts em futebol, apenas foquem-se em coisas concretas e não em opiniões pessoais, porque a determinada altura fica a ideia que utilizam este blog para descarregarem as vossas frustrações. Um bem-haja a todos. SL

Honoris disse...

"Na minha humilde opinião, a inteligência e o sentido de oportunidade são as coisas mais importantes."

No que é que isso ajuda quando o Slimani tem que servir de apoio frontal? Quando tem que receber uma bola de costas para a baliza? Quando tem que tabelar entre linhas? O que tu quiseste dizer foi basicamente isto " a tecnica n é importante se o jogador for bom finalizador". Mas o Slimani nem a finalizar é acima da média. Tem claras deficiências na finalização com os pés em situações que tem que dar mais que um toque na bola.

Quanto ao Teo, tenho a perfeita noção do tipo de jogador que é, quais as suas qualidades e os seus defeitos. Não preciso de procurar defeitos nenhuns, sei bem quais são e quantos são. Se não consegues ver que para jogar a 2º avançado n tem um conjunto de características fundamentais, problema teu.

Mike Portugal disse...

O Montero é mais jogador para estar no lugar que o Teo ocupa de momento, ou seja, 2º avançado. O Teo é um jogador para ser o 1º avançado, mas infelizmente para ele o Slimani está numa forma bem grande e a continuar assim não vai sair da equipa tão cedo.

Anônimo disse...

" a tecnica n é importante se o jogador for bom finalizador"=Jardel (é só um exemplo, não estou a comparar o jardel com o slimani, atenção!)
Bem fico por aqui, não vou alimentar esta discussão. Continua o teu trabalho, já vi que temos opiniões bem diferentes, tu gostas DEMASIADO da perfeição e eu não consigo ser assim. Talvez o problema seja meu e tu estejas certo. Abraço ;)

Honoris disse...

Era mesmo aí que eu queria chegar. A um jogador que seja muito acima da média num momento do jogo (finalização), ninguém aponta defeitos nos outros momentos do jogo (criação). Ora, o Slimani, além de n ser um finalizar acima da média nem lá perto, tem responsabilidades na criação, momento esse onde é incrivelmente fraco

Pedro disse...

Anónimo

Não querendo ser advogado do diabo, mas defendes uma coisa indefensável....
Porque é que Slimani, por exemplo, porque marca golos......ok....mas quando não marca o que faz ele....atrapalha os que podem marcar....simples.

Repara numa coisa tens aqui 4 jogadores, todos dentro do perfil de jogador tipico de área alto e robusto, Mitroglou, Cardozo, Jardel e Slimani.....desses 4, tens um jogador que fazia a diferença num contexto geral apenas pela finalização, que era o Jardel, no entanto não deixava nunca de participar no jogo da equipa, porque lá está ele sabia perceber o contexto, se ele percebesse que conseguia chegar ao sitio certo no momento certo para meter a bola na baliza, ele depressa o fazia, mas se por alguma razão se visse impossibilitado de lá chegar, tentava no minimo arrastar os defesas consigo, não será por acaso que quem habitava ao lado de Jardel nessa época no Sporting faturou golos e assistências como à muito não fazia, simples um jogador inteligente com capacidade criativa e outro jogador inteligente com uma capacidade de finalização acima de qualquer suspeita.

Slimani em comparação com esses 4 tem uma coisa que nenhum deles tem ou alguma vez teve, que é capacidade de arranque de resto, todos eles tem mais alguma coisa que de certo modo nos faz esquecer a falta de velocidade.

Mitroglou apesar de alto pesadão, consegue ser mais do que um "simples pinheiro" na área, ele sabe vir buscar jogo porque possui argumentos técnicos para sair com ela controlada, sabe distribuir (aqui se calhar podemos medir um pouco o critério da sua distribuição) e sabe acima de tudo ser um jogador alvo para algo tão simples no futebol como uma triangulação, isto para alem da sua capacidade de finalização...

Cardozo, tinha mais técnica no pé esquerdo que muitos extremos do nosso campeonato, mas era demasiado lento e pesadissimo, mas no entanto tinha uma capacidade brutal de perceber as movimentações da sua equipa, quantas vezes não vimos Cardozo a meter-se na "confusão" com os 2 centrais pelo simples facto de que quem tinha a bola tinha mais possibilidade de marcar do que ele, já para não falar na maneira como conseguia se desembaraçar de 2 defesas para rematar ainda fora da área sendo quase sempre sinónimo de perigo.

Slimani, é tosco, às vezes parece que nem uma bola sabe dominar, e tem muita dificuldade em perceber, que ele é jogador de fato macaco...nunca poderá ser um artista de topo porque não tem qualidade para isso.....

Jardel era Jardel, dentro da área fora da área, e até caido no chão Jardel era incomparável, um puro ponta de lança, um jogador que tinha mais argumentos técnicos do que muita gente pensa..





Quanto aquilo que é o tópico principal....ontem Jonas teve uma jogada semelhante à do Teo, contra ataque rápido, 2 jogadores do Benfica bem abertos nas laterais (Mitroglou à esquerda e Guedes à direita), Jonas foi adiando o passe a ver se alguns deles se desembaraçava do seu marcador directo, tal como se ia apercebendo do que poderia ou não fazer e apenas já dentro da área é que remata, ou seja, percebndo ele que não tem velocidade de ponta para arrancar em drible e levar tudo a frente, foi tentando esperar se aparecia alguma solução dos seus companheiros ou se alguem lhe caia em cima...nada...como tal foi indo com bola no pé por ali a fora, não marcou é certo mas aqui se percebu a inteligência do jogador.....para fazer um passe só por fazer, mas vale ficar ele com a bola, porque ali ao menos ela está segura....simples..

Alessandro Del Piero disse...

Honoris, isto não ficava muito melhor arrumado com Teo no lugar de Slimani e Ruiz no de Teo?

Honoris disse...

Quando vi esse lance do Jonas pensei logo nisso :)

"Honoris, isto não ficava muito melhor arrumado com Teo no lugar de Slimani e Ruiz no de Teo?"

Eu também gostava de ver o Ruiz nas costas de um dos avançados o problema é que depois tinha que jogar o Mané ou Gelson a titular na ala esquerda, e n me parece que isso seja do interessa do JJ. Espero que o Montero na proxima oportunidade que tiver mostre o que pode oferecer ao futebol do Sporting

Mike Portugal disse...

Honoris,

"...jogar o Mané ou Gelson a titular na ala esquerda, e n me parece que isso seja do interessa do JJ."

Fazes ideia do porquê? Tu próprios concordas com a não utilização desses jogadores?
Eu até acho que o Mané quando vem da linha para dentro é muito mais perigoso que o Ruiz.

Honoris disse...

Eu também acho que o Mané pode render ali, mas acho que o JJ vai continuar a apostar no Ruiz, esteja ele bem ou mal

Pedro disse...

Para mim, para ser honesto, colocava Carrillo (se renovar) na direita na esquerda Mané, Ruiz como 2º Avançado (não tem velocidade de ponta nem resistência fisica para jogar como extremo num sistema de JJ) e como Ponta de Lança utilizava o Teo, quando precisar de mexer poderia incluir por exemplo o Slimani sim mas tinha que meter alguem com inteligência atrás dele, e aqui Gauld ou Montero por diferentes razões fariam mais a diferença do que utilizar simultâneamente Slimani e Teo....

Com Slimani e Teo o Sporting tem um ataque feroz no que diz respeito ao atacar a baliza adversária, mas se o adversário preencher bem os espaços e conseguir de certa forma neutralizar a influência da movimentção de João Mário.....Teo Slimani encarregar-se-ão de se "secarem" um ao outro....

Dai a urgência que JJ tem em tentar arranjar um avançado semelhante ao Slimani mas que jogue com critério........



P.S.: É uma tristeza ver um jogador como Montero tão mal aproveitado.....

© Domínio Táctico 2012 | Blogger Template by Enny Law - Ngetik Dot Com - Nulis