5 de out de 2015

O Sporting de William Carvalho (actualizado, com vídeo)

Que diferença abismal entre o Sporting com e sem William Carvalho a ocupar a posição 6. Não é que seja surpresa esta diferença, uma vez que toda a gente já percebeu a qualidade de William, mas não deixa de ser assinalável que depois de vários meses sem competir, já apresente este nível exibicional. Com William em campo, o Sporting ganha em tudo. Na construção, na criação e na circulação.

Construção- Maior capacidade para sair com a bola controlada mesmo que o adversário pressione de forma mais agressiva; Maior qualidade no passe na 1ª fase de construção. Com William em campo o Sporting ganha mais capacidade de sair de forma apoiada desde as zonas mais recuadas. 

Criação- A facilidade com que coloca a bola jogável entre linhas melhora e muito a fase de criação do Sporting. Os seus passes verticais serão sempre uma das maiores armas ofensivas. Sejam passes curtos ou longos, William tem a capacidade técnica de executar quase tudo o que idealiza.

Circulação- Mais qualidade e segurança na circulação de bola. A elevada % de acerto no passe torna-o um dos jogadores mais importantes na circulação da bola. Com William em campo, há um Sporting muito mais capaz de manter a bola em seu poder, porque o seu médio de cobertura é um porto de abrigo. 

Apesar de não ter sido um jogo muito exigente do ponto de vista defensivo, não é arriscado afirmar que com William em campo o Sporting será também mais forte sem bola. E aqui entra o trabalho tático que o treinador irá desenvolver com o jogador. Certamente que no decorrer da época iremos ter a percepção que William vai ficando um médio defensivo cada vez mais completo do ponte de vista defensivo. Mais agressivo na contenção, mais rápido (mentalmente) na hora de realizar as coberturas defensivas. 

12 comentários:

Anônimo disse...

Quem achas melhor, o William ou o Ruben Neves? E no quê que um é mais forte que o outro? Eu prefiro o William, mas adoro os 2. Realmente o Sporting com o William é outra coisa, pena ter o Adrien logo à sua frente.

Pedrooo317 disse...

Uma pergunta que me intriga bastante.

Achas que o Rúben Neves e o William são compatíveis?

Tendo em conta o facto inegável de que estes 2 e o Bernardo Silva serão os melhores jogadores portugueses num futuro muito próximo, como é que poderão funcionar na Selecção?

Honoris disse...

Anonimo, respondi isso no post sobre o Rúben Neves. Acho o William melhor. Mas não me choca nada quem acha o Neves superior

Pedro, não acho que o William e Rúben Neves possam ser compatíveis na seleção, pelo menos no tradicional 4x3x3. Isto é, o Neves até tem jogado a interior no Porto mas não é nessa posição que rende mais. Não é criativo o suficiente para ser um 8 acima da média. São 2 jogadores que é a 6 que podem ser acima da média.

hra disse...

Faltou o video!!

Honoris disse...

O video fica para o jogo na Luz :)

Anônimo disse...

Hoje que me esqueci de meter a gravar o jogo(logo na melhor exibição lol), tu também não o gravaste? É preciso ter azar, há algum site que mais tarde os meta na net?

Quanto ao William, não me mostres já este homem que ainda estou molhado eheh.

Honoris disse...

Também n gravei hoje, ou tinha tirado uns gifs xD No forum do Sporting costumam por um link para sacar o jogo

DM disse...

O que me faz preferir o William sobre o Ruben Neves (não agora mas daqui a uns anos, porque neste momento WC é muito superior não intrinsecamente mas por ter mais minutos de experiência nas pernas) é o fisico. Porque William junta tudo o que foi referido no tópico (com e sem bola) a uma capacidade fisica impar que lhe permite ganhar a maioria dos duelos que disputa e torna muito dificil "roubar-lhe" a bola sem recorrer a falta. Um monstro. William é um jogador único também por isso, pois contam-se pelos dedos das mãos os jogadores que juntam uma capacidade fisica daquelas com a qualidade técnica e inteligência do William. Assim de cabeça, consigo pensar em 2: Matic e Ibrahimovic :)

Inteligência disse...

www.facebook.com/transicaofutebol
http://transicaofutebol.blogspot.pt/

Com o William Carvalho, o Sporting parece outro! A falta que ele fez no playoff da Champions.
Já apresenta uma forma incrível em tão pouco tempo, vamos esperar e ver como se comporta no clássico!

bio disse...

Honoris, acabei por escrever sobre o William no post do Rúben.

Relativamente à selecção, achas então deveriam jogar de perfil? Pela falta de extremos, a selecção deverá evoluir para o esquema de 4 médios.

Honoris disse...

DM,

Busquets :)

Blog de Portugal disse...

Julgo que dos 3 aspetos referidos, onde William até pode melhorar um bocado é na criação, naqueles passes verticais entrelinhas que o modelo de JJ apela.

E no momento defensivo, se calhar ganhar mais rapidez, ser um pouco mais como era Fernando no FCP!

Estou muito curioso, acho que JJ vai ajudar muito a Seleção com este craque no Euro 2016!

© Domínio Táctico 2012 | Blogger Template by Enny Law - Ngetik Dot Com - Nulis