9 de nov de 2015

Espaço entre-linhas: Islam Slimani


Quando um treinador opta por jogadores com dificuldades óbvias na receção, é natural que apesar das linhas de passe estarem todas onde devem, que a falta de qualidade técnica dos executantes resulte em várias perdas de bola. Se em vez de jogadores com criatividade, o treinador optar por outro jogadores porque estes são mais fortes fisicamente, é natural que contra equipas que actuam num bloco compacto, a equipa tenha dificuldade em desorganizar o adversário e criar situações de finalização.

Até que ponto vale a pena pedir a Slimani que participe no processo de construção/criação? Sinceramente não consigo vislumbrar os benefícios da sua participação neste momento do jogo. Juntar Slimani e Teo no ataque e querer jogar por dentro contra equipas que dão pouco espaço é um contra senso. Nos espaços reduzidos, os melhores serão sempre os mais criativos, os mais rápidos a pensar e executar, os melhores tecnicamente. Infelizmente para a qualidade de jogo do Sporting, nem Teo nem Slimani o são.
Passes simples, sem estar a ser pressionado, mas comete erros técnicos na mesma. Adrien recupera a bola mas o lance tem que começar novamente 

Sem pressão, erra novamente. Isto não se vê apenas duas ou três vezes por jogo.

O que é que a equipa ganha como passes como o 1º? Nada. Havendo espaço para tal, deve enquadrar e conduzir, mas lá está, sem técnica é difícil. 

Um passe entre linhas um, 1º toque bem feito e jogador enquadrado com a linha defensiva adversária. Era isto que podia acontecer várias vezes se no lugar do Teo e Slimani jogassem jogadores fortes no passe, em espaços curtos, criativos, etc. 

14 comentários:

Anônimo disse...

Nem vou estar a falar da diferença de qualidade do Montero em relação aos dois que costumam jogar, que isso nem é assunto. Vou só dar uma outra opinião do porquê ele não jogar com o Jesus. Não tem agressividade... seja defensiva, seja ofensiva, seja até de pensamento. Se virem bem, o Sporting marca o golo da vitória no minuto 90 e o Montero nem se mexe para comemorar. Não sei se isso advém da desmotivação de não ser opção regular, se é de facto um traço de personalidade. O que é certo é que o Jesus gosta de jogadores com outro perfil...

Blog de Portugal disse...

Se vires o flash interview e a conferência de imprensa do JJ neste jogo, verás que ele salienta dois aspetos:

1 - Este jogo teria que ser ganho pela raça, pelo querer, e não pela qualidade técnica. E concordo com ele: para quem conhece este campeonato, quando se defronta equipas que jogam na sua casa (e não uma emprestada de 30mil lugares) e juntam muita gente a defender, normalmente é difícil para os grandes. Sem aquela determinação não se ganham estes jogos, que são tipicamente mais combativos e competitivos.

2 - Quem sabe as exigências que são colocadas a cada jogar é o JJ e mais ninguém. Por isso, as exigências que ele pode pedir aos AVs é que sejam agressivos (no sentido de lutarem por todas as bolas), que dêem muito trabalho aos defesas, que estejam sempre a correr. Ou seja, ele pode pedir aos seus AVs do Sporting mais luta e menos inteligência e qualidade técnica.


Por estes fatores, faz sentido estarem Slimani e Teo e não Montero. Parece ser mais "copinho de leite" e pode não só não se enquadrar tanto no perfil de AVs que o JJ quer neste momento, como também não se enquadrava no que iria ser este jogo.


Por outro lado, entendo se me deres o argumento de que com JJ os AVs que se destacavam pela sua qualidade técnica (Saviola e Jonas) tiveram desempenhos excecionais com ele. Poderia ser algo que ele poderia mudar, mas já é muito bom para ele este ser o seu problema. Há muitos treinadores com deficièncias mais graves.

hra disse...

O Sporting perde muita coisa com Slimani em campo. Mas ganha outras caracteristicas. Quanto ao Teo, o Sporting só perde....

Anônimo disse...

Off topic

Honoris quem acha quem deveria ficar em 1º, 2º e 3º na bola de ouro? Muita gente tem dito que Suarez merece de longe o 2º lugar e eu sei que você é/era um bocado critico em relação a ele no Barcelona, primeiro contra a sua contratação e depois quando começou a jogar contra as suas exibições para com o modelo do Barcelona e por errar muitas vezes, mantém essa opinião? Acha que não merece ficar no podio?

Honoris disse...

Messi, Neymar e Ronaldo

Gonçalo Mano disse...

Bom post Honoris,

O Jota é um caso indecifrável, modelo de jogo de topo com intérpretes errados (a meu ver).

Olhando para o plantel, sempre pensei que Ruiz seria o "saviola" de Jesus, forçando a presença de Slimani na área.

No entanto, vejo Slimani a tabelar (?) muito mais vezes que Teo, será propositado?
Slimani tem instruções, de certeza, de apenas dar um toque na bola, mesmo que corra mal ou que seja a decisão errada.

Eu jogaria sempre com Ruiz e Montero.

Gonçalo Mano

JMF disse...

O Adrien foi fundamental com Jesualdo, Leonardo, Marco Silva e JJ (que fez dele capitão), mas os Guardiolas dos Teclados acham que ele é pior que o Gauld, o Matheus, o Chico Geraldes, e todos os meninos da B (e dos juniores certamente também)...
O Teo é titularíssimo de uma das Selecções com melhors atacantes do mundo (senta o Jackson ou o Bacca, já para não falar do invisível Montero), mas os Guardiolas dos Teclados não conseguem vislumbrar qualquer tipo de qualidade...
Já o Slimani, bem este então é o maior saco de pancada dos Guardiolas dos Teclados, um tropeço sem remédio, um autêntico Slimanco, uma miséria que só sabe marcar golos (e só de cabeça), tipo Jardel...
Golos... Para que serve isso no futebol?

Nem sei como é que alguém paga 5 milhões por mês a essa amostra de treinador...

Honoris disse...

Jardel e Slimani na mesma frase é burrice a mais :)

Gonçalo Matos disse...

Sim Jmf, o teo é melhor que o jackson ou o bacca.
Só que está a guardar o seu talento para a segunda volta do campeonato.

bio disse...

Não entendo, então, porque perdeste tanto tempo a responder...

PicaretaLeonina disse...

#somostodosguardiolasdosteclados

bio disse...

Vamos ser uma trend no Twitter...

Gonçalo Mano

Blessing disse...

Top

David Pereira disse...

Bom dia!

Podemos fazer uma troca de links entre blogues por favor? Podem adicionar o meu blogue à vossa lista de blogues sff?

O meu é: http://davidjosepereira.blogspot.pt/

Muito Obrigado!

Depois passem pelo meu a confirmar a troca, para eu também adicionar o vosso blogue aos meus links.

© Domínio Táctico 2012 | Blogger Template by Enny Law - Ngetik Dot Com - Nulis