22 de jan de 2016

Esqueçam o modelo de jogo, a tomada de decisão etc. Esqueçam tudo porque o segredo está no treino de força

"Os juniores do Sporting igualaram hoje a melhor sequência de sempre do escalão: 16 vitórias consecutivas. Ao que parece, o programa de treino de Força / Musculação que começou a ser implementado há poucos anos pela academia do Sporting em Alcochete , começa já a dar os seus frutos! Repare-se, nesta foto, na compleição física e porte atlético/muscular evidenciados pelos atletas. Fundamentalmente, dos que se encontram em tronco nu, aquele que está mais à esquerda e o que está ao centro."
Não importa o modelo de jogo do treinador, nem tão pouco as características técnicas e táticas dos jogadores. É a força muscular que ganha os jogos. E foram 16! Andam os treinadores a perder tempo a melhorar os comportamentos colectivos da suas equipas quando o segredo está em meter os jogadores a levantar ferro. Se ao treino de força ainda juntarem umas corridinhas no mato, ui, é para chegar às trinta e duas vitórias seguidas. 

18 comentários:

Narasimha disse...

Faz sentido, o Barcelona é tudo jogadores de 2 mt a pesar 100 kg

Sério?!?

nem vale a pena comentar

Zé Camelo disse...

E o facto de no ano passado nao se terem apurado para a fase final?

EspetaFerros disse...

Apesar de não ser o mais importante, quanto mais completo for o desenvolvimento, melhor será o jogador, portanto, se ainda por cima ganham jogos, é porque não estão assim tão mal...

Kant disse...

Tens de colocar a referencia, ou aspas do sítio onde tá a citação. A maior parte das pessoas não percebe q o q está a cinza é citação e de onde provém.

Cristiano Messi disse...

Percebo a crítica inerente, mas parece-me uma análise muito redutora da situação.

Gonçalo Matos disse...

Foi alguém do SCP que disse isso? Correlação não é causalidade.. Eles podem estar melhor em todos os aspectos...
Atenção que eu sei qual a mensagem que queres passar

Honoris disse...

"Apesar de não ser o mais importante, quanto mais completo for o desenvolvimento, melhor será o jogador, portanto, se ainda por cima ganham jogos, é porque não estão assim tão mal...

Eu não disse que o treino de força é uma coisa má, disse foi que n é por causa dele que ganham 16 jogos seguidos. Caso fosse, o ano passado n tinham ficado fora da fase final

Honoris disse...

"Foi alguém do SCP que disse isso? Correlação não é causalidade.. Eles podem estar melhor em todos os aspectos...
Atenção que eu sei qual a mensagem que queres passar"

Eu nem sei em que aspectos estão melhores ou piores. Só achei ridiculo associar-se as 16 vitórias ao treino de força

Octavio disse...

treino na mata, na praia, a subir as escadas, enfim...


Zé Camelo,
na época passada ficámos em 2º e na última jornada ainda havia hipótese de sermos campeões (devido o regressado Matheus Pereira).

bio disse...

Dos 4 que estão ao fundo encostados à parede, o 2o parece ter mamas. Deve ser suplente...

Apesar de ser redutor, sim, é uma afirmação ridícula e presta um mau serviço, na medida em que serve de exemplo... Mau exemplo.

Gonçalo Mano

franciscogeraldes disse...

O ano passado foi das piores gerações de júniores que o Sporting teve, aí o físico já não demonstrou resultados? O que mudou dessa época para esta? Aqui os jogadores já têm mais melhor físico?

As 16 victórias seguidas dos júniores devem-se à melhoria da condição física? Os outros factores, onde ficaram?

A qualidade do futebol de formação mede-se pelas sequências vitoriosas?

Avalia-se a melhoria da condição física pelo aspecto dos atletas? Mas isto é culturismo ou futebol? O importante é ter abdominais definidos (porque é assim que o senhor da citação avalia, é pelo aspecto físico, principalmente dos que estão sem camisola)? Não seria mais importante desenvolver a agilidade, a velocidade etc e não o six pack? Isto falando apenas em termos de desenvolvimento físico.

Enfim... É curioso que depois vamos a ver e os que chegam à equipa principal são sempre os franzinos, que são bons é noutras coisas, talvez mais importantes, mesmo a nível físico.

DM disse...

Acho que mau tom este tipo de comentários. O profissional em questão colocou no seu Linkedin esse texto - para quem não sabe, o Linkedin é uma rede social profissional - onde fala sobre as vantagens de uma metodologia de treino fisico implementada por ele. É óbvio que na plataforma em que foi, ele teria que se promover e ao seu trabalho. Não foi propriamente uma intervenção numa palestra sobre futebol de formação ou metodologias de treino.

O fisico tem e cada vez mais terá um papel muito importante no desenvolvimento de um jogador, daí que ser trabalhado na formação de forma intensa não deveria ser choque para ninguem. Até porque quando se identificam lacunas fisicas mais tarde no desenvolvimento, muitas vezes compensa-se depois com perda de agilidade/velocidade e outros atributos do atleta para compensar essa falta de força. Cada vez mais hoje em dia se pode moldar o fisico de um jogador para o adaptar às suas caracteristicas cognitivas e técnicas e não se deve menosprezar esse aspeto do treino seja na formação, ou em competição. Sim, o cérebro predomina sobre o fisico, mas sem fisico não há cerebro que valha. Ou alguém acredita que Leonel Messi atingiu o patamar que atingiu sem trabalhar a componente fisica de forma intensa? E não só no ginásio mas em tudo, desde a alimentação a outro tipo de exercicios que servem para manter o corpo apto à prática de futebol profissional.

Esta atual geração de juniores é bastante talentosa e só por um mero "acaso" o ano passado ficou fora da fase final de apuramento de campeão dos juvenis, visto que foi a melhor defesa e melhor ataque de longe. Tem o sub18 português mais talentoso (Pedro Ferreira) e um conjunto de bons jogadores (Bruno Paz, Gil Santos, Conté, João Mendes, Francisco Sousa, David Tavares, entre outros). O que está na base dos bons resultados é a qualidade individual dos jogadores e não nenhuma metodologia em especifico. Simplesmente agora não são treinados por um Boa Morte qualquer.

Honoris disse...

DM, ninguem está a por em causa os efeitos positivos do treino de força. Apenas o exagero com que se ligam as 16 vitórias aos musculos dos jogadores

DM disse...

Sim Honoris. Mas é preciso dar contexto. Linkedin. Rede social de auto-promoção. Acho que é exagerado julgar o comentário que o profissional em questão fez, por muito ridiculo que seja (e é), numa rede social onde o objetivo é gabarolarem-se.

DM disse...

Entretanto em discussão com o autor dos comentários obtive a seguinte resposta no Linkedin:

"A forma de jogar que o Atleta vai desenvolvendo ao longo da sua formação, está sempre intrinsecamente ligada ao desenvolvimento que a sua Condição Física possa sofrer (onde se inclui, obviamente, Força e hipertrofia). Um atleta que desenvolva, por exemplo, certa velocidade de corrida, terá acesso a leituras, interpretações e acções de jogo, que de outro modo não teria. Exigindo isso dele também maiores velocidades de raciocínio, que, ao serem persistentemente solicitadas a essas velocidades, criam automatismos de processamento da informação de uma qualidade tal que, imaginará o David qual o impacto que virão ter na formação do Jogador!... Quem diz a Velocidade, diz a Resistência geral, que, ao ser maior, permite maior número de acções de qualidade em cada jogo, em cada treino, com a progressiva consolidação que isso irá oferecer às aquisições do Jogador! A mesma coisa no que se refere à Força. Quanto maior o poder de remate, maior alcance terão os seus remates e passes. Permitindo-lhe isso, ao longo do seu crescimento e desenvolvimento, ir afinando a precisão dessas acções, nessas maiores amplitudes de jogo às quais passa a ter acesso como elemento activo nas jogadas). Ao desenvolver cedo a sua Força e Hipertrofia Muscular (ganhando peso útil) o jogador tem tempo ao longo do seu percurso de aprendizagem e desenvolvimento, para ir aprendendo, experimentando e aperfeiçoando diferentes técnicas no corpo a corpo com muito maior à vontade. Importante ainda sublinhar que a Força Rápida, tão importante para os arranques, mudanças de direcção e contra movimentos em geral, está directamente dependente da Força Máxima. Portanto, David, não queiramos fazer jus ao popular ditado "depois de casa roubada, trancas à porta"!... Enquanto é tempo é que se devem desenvolver as Capacidades do Jogador! Antigamente só os não tão dotados é que se dedicavam ao desenvolvimento de uma grande Capacidade Física, como forma de compensar de certa força a sua menor predisposição para a excelência técnico-táctica. Defendendo alguns que os mais dotados não deveriam seguir esse caminho sob pena de "perderem" no capítulo técnico, etc... Foi preciso aparecerem verdadeiros craques (e temos o Cristiano Ronaldo, por exemplo) a dedicarem-se com afinco ao desenvolvimento da Condição Física (e da Força), para que certo sector da comunidade de Treinadores percebesse que, se calhar, só se calhar, afinal poderiam estar "um pouco" errados... Por assim dizer... Bons treinos! José Batista"

O que demonstra razoabilidade na análise que faz.

Benoit disse...

Toma lá mais uma e depois diz que não sou amigo :)

E esta até vem com recado lool.

https://www.linkedin.com/pulse/valer%C3%A1-mesmo-pena-uma-grande-preocupa%C3%A7%C3%A3o-ca-condi%C3%A7%C3%A3o-f%C3%ADsica-batista

Blog de Portugal disse...

"Tem o sub18 português mais talentoso (Pedro Ferreira)"

Discordo completamente. Acho que desvalorizam imenso a Zona Norte. Sim, só há o Porto com grandes jogadores, mas a competitividade é muito maior.

Para já, o sub18 mais talentoso será o Renato Sanches, dado o nível em que já joga com a sua idade.

Mas falando só no campeonato de juniores, sim, o Pedro Ferreira joga muito, mas não é o melhor sub18 de Portugal. Esse é para mim o Moreto Cassamá.

E na zona sul, atenção ao Midana Sambu do Sacavenense.

David Pereira disse...

Boa noite!

Passem pelo meu blogue e leiam o meu artigo sobre o novo Belenenses de Julio Velázquez

http://davidjosepereira.blogspot.pt/2016/01/as-pinceladas-de-julio-velazquez.html

Depois deixem o vosso feedback, é importante para um debate saudável sobre o tema.


Abraço

© Domínio Táctico 2012 | Blogger Template by Enny Law - Ngetik Dot Com - Nulis