19 de mai de 2016

Época 16/17: titulares, reforços e comportamentos coletivos

 
  • Quais são as posições que na vossa opinião precisam mais de ser reforçadas?
  • Que jogadores contratavam para essas posições?
  • Quais os comportamentos táticos que necessitam mais de ser melhorados?
  • Qual seria o 11 titular já com os reforços?

Se quiserem responder a estas perguntas sobre o vosso clube (ou sobre os que bem entenderem) estão à vontade! Se preferirem ler e ignorar porque estão ocupados a ver a novela, amigos na mesma, mas era engraçado tentarmos perceber quais são as opiniões que reúnem mais consenso.

24 comentários:

Unknown disse...

Depende de quem sair, naturalmente. Assumindo que Cervi tem qualidade, penso que o Benfica só precisará de um 8 com qualidade para ser titular - a aposta em Nelson Semedo será para manter e penso que Grimaldo poderá afirmar-se com DE.
O Sporting precisa de mais um DD, mais um 6 e, dando como adquirido as saídas de JM e Slimani, dois PL.
Porto - dois DC, um LE e um LD para suplentes dos actuais, um Extremo esquerdo e um PL.

Nuno Costa disse...

No Benfica o momento com bola não é na generalidade muito bom. Mas a sair a jogar ha muito trabalho a ser feito. Lindelof tem disfarçado um pouco isso por ser um monstro nesse momento do jogo.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Luís Filipe Vieira disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Luís Filipe Vieira disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Para o Sporting iria buscar um GR novo, Valdés por exemplo, o Patricio não é Gr de equipa grande.
Um DD, o Schelotto não da garantias. Podia ser o Baiano.
Um DC, Semedo e Coates não têm ninguem no plantel que consiga disputar o lugar com eles. Boly ou Ricardo Ferreira.
Um DE, só Bruno César é que tem qualidade para jogar no Sporting. Mário Rui(apesar de ser caro) era uma boa opçao.
Um 6, William nao consegues fazer a epoca toda. Luiz Carlos é um jogador interessante.
Um extremo/segundo avançado como ziyech, é sempre preciso alguem que desequilibre.
Um PL, Slimani deve de sair. El-Arabi era uma excelente opçao

Norberto disse...

Sporting:
Um segundo Guarda-Redes mais experiente e Viável.
Renovar com o Schelotto.
1 Médio Centro para substituir Paulista +A.Martins + Aquilani... Luiz Carlos do Braga, já está adaptado a um 442, a custo zero seria boa aquisição.
Um extremo com Qualidade, com capacidade de desequilibrar.
Juntar Bonatini a Spalvis e Alan Ruiz.
Saidas: Jug (Emp) + Tobias (emp) + Ewerton + A.Martins +Paulista+ Aquilani + Mané + Matheus (emp).
Entradas: Spalvis + Alan Ruiz + Bonatini + Extremo + GRSuplente + Luiz Carlos

Anônimo disse...

Para o Sporting, iria buscar um GR, Patricio não é GR de equipa grande, Valdés era uma boa aposta.
Um DD, Schelotto não da garantias. Podia ser o Baiano.
Um DC, Semedo e Coates neste momento não têm ninguém que consiga disputar a titularidade com eles. Boly ou Ricardo Ferreira.
Um DE, só B.Cesar tem qualidade para jogar no Sporting. Mário Rui era um aposta interessante apesar de cara.
Um 6, William não consegue fazer uma epoca toda ao mesmo nivel. Luiz Carlos chega e sobra para o nosso campeonato.
Um extremo/segundo avançado para desequilibrar, Ziyech encaixava na perfeiçao.
Um PL, Slimani deve de sair. El-Arabi garante golos e bom futebol.

Norberto disse...

Sporting:
Um segundo Guarda-Redes mais experiente e Viável.
Renovar com o Schelotto.
1 Médio Centro para substituir Paulista +A.Martins + Aquilani... Luiz Carlos do Braga, já está adaptado a um 442, a custo zero seria boa aquisição.
Um extremo com Qualidade, com capacidade de desequilibrar.
Juntar Bonatini a Spalvis e Alan Ruiz.
Saidas: Jug (Emp) + Tobias (emp) + Ewerton + A.Martins +Paulista+ Aquilani + Mané + Matheus (emp).
Entradas: Spalvis + Alan Ruiz + Bonatini + Extremo + GRSuplente + Luiz Carlos

Gonçalo Duarte disse...

Sporting
11 titular
Patrício
Schelotto
Bruno César
Coates,Semedo
William
João Mário
Iuri
Ruiz
Gabbiadini
Acho que a nível de comportamentos faltou apenas um envolvimento melhor do Pl nos ultimos 30 metros (ex:1ºgolo contra Setubal ou Golo de Jm contra o Arouca deviam ter acontecido mais vezes) dado que Slimani saía para entrar Gabiadinni temos alguém que possibilite isso sem perder capacidade de finalização e física,a dupla de centrais continuando a fazer o que tem feito nesta reta final,isto é manter a linha nos ultimos 35/40 metros do adversário e a controlar a profundidade,Bruno César a aparecer mais em espaços interiores,Schelotto a explorar a profundidade,depois JM,Iuri,Bryan e Gabbiadini a ensinar aos adversários.

Anônimo disse...

O Sporting não precisa de mais dd tem três apesar de não terem muita qualidade

PT disse...

No Sporting, prioridade para mim seria um avancado. Slimani tem forca e velocidade mas nao chega. Esta epoca evoluiu, mas sobretudo teve 3 vezes mais oportunidades por jogo porque a equipa jogou o triplo, e foi esse o principal factor no numero de golos que marcou. Vendendo o Slimani por 30M, acho que se devia ir a procura de um Jonas, e concentrar recursos nisso.

Carlos Paixão disse...

Sendo que JJ trabalha mais o processo defensivo, e procura adaptar algum movimentos as características de alguns jogadores na frente, penso que a defesa do Sporting esta fechada.

Marvin/Jeffreson ou Bruno Cesar
Coates/Semedo/Paulo/Tobias/Ewerton
JP/Ezquiel

Do meio campo para a frente com a permanência de William e Palhinha como segunda opção, Adrien a jogar 80% dos ogos da época, Luiz Carlos(Braga) parece me excelente aquisição dado o custo zero. Podera o SCP fazer um esforço financeiro e oferecer ENZO por empréstimo, senão Esgaio parece me estar a ser treinado para 8 (possibilidade ainda para Gauld Wallyson ou Geraldes fazerem parte do plantel)

Nas alas, com Ruiz,Gelson,Mateus,parece que a entrar alguém seria para jogar mais como interior de forma a ofercer algo como Ramires/J mario ofereciam nas equipas de Jesus.

Olivier Torres(Atletico) por empréstimo, Nani (se o SCP estiver gastador) ou alguma perola do mercado Sul Americano de forma a oferecer outras opções, mais interiores ao jogo do SCP.

Na frente Alan Ruiz parece ser o joker, se bem que o SCP precisara de mais 4 opções na frente. Spalvis parece me que vai ser a revelação, tendo mais pontecial que Slimani, a continuidade de Teo parece me importante sendo que precisara de mais reforços. Hassan(braga), Rodrigo(empréstimo), Defoe!, Lima?!, Hugo Vieira, ou até Eder poderiam ser opções tudo depende da agilidade do SCP no mercado, mas por aqui passara o sucesso desportivo do Sporting!

Saidas- Aquilani;Naldo;Joao Mario,Slimani
Entradas(prioritárias) PL X2 ,Interior Direito (caso Slimani e João Mario Saiam...)

B Cool disse...

Tudo depende das saídas. Para já saíu Renato, Mitroglou está confirmado, bem como as entradas de Cervi e Carrillo.

Segundo dizem os jornais, na calha de saída estão: Éderson, Lisandro, Lindelof, Jardel, Grimaldo, Gaitán, Talisca e Jonas.

Então teríamos para o ano: Júlio César, Paulo Lopes, Almeida, Semedo, Luisão, Eliseu, Fejsa, Samaris, Salvio, Carrillo, Guedes, Pizzi, Cervi, Carcela, Mitroglou, Jimenez, Jovic e Jonathan Rodriguez. Isto sem contar uma eventual promoção do João Carvalho ou o retorno de Cristante e Djuricic.

Sendo assim, serão necessários um guarda-redes, 2 centrais, um lateral esquerdo e um médio centro.

Em termos tácticos será necessário recuperar os comportamentos defensivos do final desta época - bloco médio/alto, largura reduzida, referências zonais, bola coberta/bola descoberta, concentração dos jogadores no lado da bola, agressividade na reacção à perda da bola. Em termos ofensivos será necessário muito mais do que foi feito esta época, até porque sem Jonas se perdem muitas soluções na construção/criação, mas dependerá do onze-base e dos reforços que entrem.

Se Jonas e Lindelof não saírem, o RV terá o trabalho mais facilitado.

Miguel disse...

Para o Benfica:

A venda de Jonas associada tambem com Talisca para o bom encaixe financeiro permitirà ao Vitoria de mudar de estrategia para passar a jogar no 4/3/3 em losango no meio campo.

O ano passado, ele nao podia prescindir de Jonas que é o seu melhor jogador e guardou o 4/4/2 e ele nao tinha ninguem para jogar na parte alta do losango porque djuricic nao correspondeu mas com a acquisiçao do Cervi, jà tem essa ponta. E assim que ele joga no Rosario. Està tudo enganado pensando que vai fazer de Gaitan. No Rosario, ele alterna nessa posiçao com essa de segunda avançado.

O pizzi jogara numa da pontes esquerda ou direita do losango e veremos se carillo se adaptarà nessa posiçao ( O Jesus dava lhe liberdade como ao salvio mas nessa posicao tem que diminuir riscos de perder bolas). O nome de Zuqui que joga no godoy de Argentina confirma essa tendancia. Para mim, pizzi e carillo deveriam alternar e encontrar o jogador mais interior.

Na parte baixa do losango, o Fejsa e o Samaris podem fazer o trabalho. Com a fragilidade do Fejsa, o Wallace do Gremio é uma possibilidade ( e nao para fazer de Renato como foi dito).

Mitroglou e Jiménez vao na posiçao de avançado mais fixo do lado do carillo. Gonçalo guedes que é jogador explosivo e que vai a linha serà o titular na proxima época na posiçao de segundo avançado do lado do medio interior para alternar com o Jovic. Acho que era preciso de encontrar outro jogador para essa posiçao.

A defesa està bem assim e espero que o Nelson Semedo confirma o seu potencial. Acho que é preciso de mais um defesa esquerdo ( para mim, o Grimaldo é uma incognita) e so comprar defesas se hà saidas.

A equipa vai ser nova com novos processos e a pré época sera importante mas havarà poucos jogadores no Euro ou copa ( cervi, pizzi, mitro, fejsa, carillo, andre Almeida, jovic, samaris,...)

A equipa ja tem jogadores da frente rotinados nas novas posiçoes e sobretudo que sabem defender ( cervi, guedes, jimenez, pizzi, carillo...)

Logo veremos se estou enganado nessa intuiçao do 4/4/3 em losango

Anônimo disse...

Ao visto das contratacoes(cervi...) ou procura ( wallace, zuqui...) e vendas ( jonas, talisca...), o Vitoria deve jogar no 4/4/3 em losango.

GR: ederson/
DD: Nelson semedo/a Almeida
DC: Lindelof/Luisao
DC: Jardel/?
DE: Eliseu/Grimaldo/?

Trinco: Fejsa/Samaris/Wallace
Mediointerioresquerdo: Pizzi/Carillo
Medio interior direito: ?/Pizzi/Zuqi
Medio centro: Cervi/Djuricic
Avançado direito: Mitroglou/Jiménez
Avançado esquerdo: Guedes/Jovic/Carillo

Falta un medio interior direito mais interior que pizzi ou carillo e um defesa esquerdo mais consistente que Grimaldo, e se calhar um avançado esquerdo mesmo se guedes deve fazer bem a posiçao porque é muito explosivo

Nalitzis disse...

No Sporting faltam dois PL com a capacidade defensiva dos actuais mas mais inteligentes. Slimani evoluiu muito nesse aspecto, mas o jogo da equipa poderia ser ainda mais forte com alguém mais inteligente (e melhor tecnicamente).

O modelo ultra trabalhado de Jesus escondeu muito as debilidades de Slimani e de Teo.

Quanto ao resto dependerá muito das saídas. Necessidade imediata talvez um "Carrillo", alguém já mais regular do que Gelson e Matheus, até para permitir que Bryan jogue mais no meio. Falta perceber onde encaixa Alan Ruiz.

O lat.esquerdo que falta já está no clube. Sempre vi Jonathan com capacidade para mais ofensivamente que Jefferson e Marvin. O jogo em Moscovo para o playoff da Champions foi prova disso. Defensivamente Jesus transforma quase qualquer um num bom defesa.

Quanto a comportamentos gostava de ver uma melhoria nas bolas paradas ofensivas. As defensivas estão bem, mas acho que o Sporting cria pouco perigo a partir das ofensivas.

pancas disse...

Porto
Varias posicoes de suplentes/alternativas podem ser preenchidas com jogadores da B ou regressos de emprestados - rafa soares, goncalo paciencia, ricardo pereira, Quintero, vitor garcia, podstawski, chico ramos, adrian lopez

Em termos de necessidades, 2 DC, 1 PL + possiveis substitutos para saidas de titulares.

11-
Iker; Maxi, DC, DC, Layun; Neves, sergio oliveira, evandro, brahimi, corona, PL

PS: dependendo de quem e treinador ate se poderia ver um 4-4-2 com Adrian/Bueno como avancados ou jogadores similares, ou seja varios falsos 9

Barbosa disse...

No Sporting:

Ia buscar o Éder. Peça fundamental no próximo mês durante as obras no relvado, e sempre era mais uma ajuda que o SCP dava à selecção.

Carlos Mota disse...

Eu ia buscar o menos utilizados das B's para o Cova da Piedade

Arrenka disse...

Benfica: Vendas - Sanches e Gaitan de saída; Carcela; Talisca; Ola John (sem alma); Djuricic (sem alma); Rui Fonte; Lisandro Lopes; - 85 a 90 milhões de euros já dariam para evitar mais saídas de peças chave esta temporada;
Empréstimo - Guedes; Cristante?; Teixeira?; Muhktar?;
Entradas - DC - Boly (Braga); Enzo (empréstimo) - ou algum jogador que faça a posição deste - Bentacour?;

Incógnitas: Muhktar; Teixeira; Cristante;

Plantel com qualidade tecnicotatica, juventude, criatividade e vontade de vencer:

GR: Elderson; Júlio César; PAulo Lopes (ou GR da B ou novo para preparar saida de Elderson na temporada seguinte);
DD: André Almeida; N. Semedo;
DC: Jardel; Lindelof; Boly; Luisão (+ 1 equipa B a rodar);
DE: Grimaldo; Eliseu;
MDef: Fejsa (pré temporada importante); Dawidovidz (Matic 2 - um pouco menos); Cristante?
MC: Enzo (emp?); Samaris; (Muhktar; Teixeira?); Carvalho (terá qualidade suficiente para a exgência desta posição?); Bentacour?
MD: Pizzi; Sálvio; (Guedes (emp?))
ME: Carrillo; Cervi (tb 2º AV);
AV: Jonas; Jimenez
AV: Mitroglou; Jovic

442:
Elderson; Almeida; Jardel; Lindelof; Grimaldo; Fejsa; Enzo; Pizzi; Carrillo; Jonas; Mitroglou

2º11:
César; Semedo; Boly; Luisao; Eliseu; Dawidovidz; Samaris; Sálvio; Cervi; Jimenez; Jovic;

Embora Vitória tenha evoluído muito, como profissional inteligente que é, não sei se terá o necessário para contrariar a segunda época de Jesus --- Paulo Sousa; Vitor Pereira, seriam as minhas escolhas. Mas ganhou perfeita legitimidade para continuar, pelas melhorias a nível do processo defensivo (menos no jogo da taça da liga, onde eram só bolas nas costas da defesa e jogo entrelinhas do Marítimo) e teve o mérito de colocar os melhores a jogar, mais pelo centro de jogo e promovendo a criatividade e jogo coletivo, abdicando da fome insaciável por cruzamentos sem nexo no início da temporada.
A saída de Gaitán fica bem colmatada com Carrillo e Cervi.
A saída de Renato Sanches, se houver um jogador que cumpra taticamente e tenha facilidade no transporte de bola será facilmente colmatado - tinha muitas falhas táticas, desposicionamento fácil e na hora de largar a bola quando em condução tinha más decisões frequentes, embora seja brutal no choque, no arranque e transporte de bola - tem muito potencial para evoluir e talvez Vitória não fosse o ideal.

Tenho muitas esperanças na qualidade de Dawidovidz, tal como tinha no Grimaldo (grande jogador, made in Catalhunha - põe Eliseu no bolso com uma pintarola).
Dawidowicz AKA DawiMaticz: https://www.youtube.com/watch?v=YGXuhatILPk Oxalá tenha oportunidade de evoluir com os melhores.

Plantel para atacar campeonato e taças, bem como para prestação na Champions até 8's/4?s de final - quiça mais :)

David Cardoso disse...

No SLB , acho que não precisa contratar muito , no caso de não sair muita gente importante:

para o lugar de RS :Marcelo Melli (Boca Juniors)ou Marcelo Diaz (celta de vigo) ou Tejeda (Evian)
saindo Ederson : Miguel Silva (Guimarães)
saindo carrillo : Rafa Silva
saindo Talisca/Jonas : Alexandre Pato ( seria meu desejo embora difícil de ser realizado tal como jonas neste modelo de jogo do SLB acho que teria sua oportunidade de afirmar-se na Europa)
caso sair um dos 4 centrais (apostar em Fábio Cardoso)

NSC disse...

«A venda de Jonas associada tambem com Talisca para o bom encaixe financeiro permitirà ao Vitoria de mudar de estrategia para passar a jogar no 4/3/3 em losango no meio campo.»

O que é um 433 em losango?

KLOPPista disse...

Se fosse "Manager" do SCP as opções seriam:

Saídas: Téo Gutierrez(principalmente pelo fraco profissionalismo), Ewerton (que teria condições para ser titular se não fossem as lesões), Jefferson (qualquer venda cima de 5 milhões seria positivo considerando que custo algo como 350 mil), André Martins (com alguma pena minha por o considerar extremamente inteligente em todos os momentos do jogo - talvez o vamos ver num Braga a apresentar bom futebol) e Carlos Mané. O "pacote" Labyad, Hadi Sacko, André Geraldes, Héldon, Rosell, Salim Cissé, Miguel Lopes e Slavchev (todos pelos motivos óbvios).

Saídas por empréstimo: Ricardo Esgaio (para mim futuro titular/suplente de valor mas neste momento precisa jogar), Jonathan Silva (tem valor mas necessita jogar), Tobias Figueiredo (condições para ser titular mas precisa crescer). Ainda há os casos de Palhinha, Wallyson, Iuri, Francisco Geraldes, Podence e um ou outro que me possa esquecer que devem fazer pré-época mas que por mérito fiquem com a equipa A (casos de Iuri, Wallyson e Palhinha) ou que em caso de empréstimo deveriam ser emprestados a equipas com treinadores minimamente capazes (Miguel Leal - a minha aposta será treinador do Braga, Setúbal do Couceiro, Belenenses ou Estoril).

Dúvidas: os indiscutíveis William, Adrien, João Mário e Slimani por valores próximos da cláusula. A considerar que João Mário "tapa" pelo menos 3 posições e o Slimani apesar de todas as qualidade físicas seria um excelente negócio (30 milhões quando custou 300 mil)
Aquilani (apesar do seu valor não tem sido opção regular mas sempre que chamado correspondeu minimamente e o factor experiência é muito importante).
Tanaka (não desgosto da sua inteligência e remate fácil mas tem limitações)

Entradas:
GR: Beto seria a minha aposta mas deverá ser o Eduardo, Miguel Silva se Patrício sair
Defesa: Douglas
Médios: Vukcevic, Sandro, Alan Ruiz (já garantido) e um criativo que faça a diferença - Nani, Oliver Torres ou Matías Fernandez (dependendo do futuro do Vítor Pereira). Interessante perceber se o João Carlos Teixeira já assinou pela Fiorentina.
Avançados: Spalvis (já garantido com escola e margem de progressão), Rafael Martins (como suplente e relação qualidade/preço).

Obviamente que as movimentações do mercado dependem muito dos principais campeonatos e equipas (a considerar que haverá "revoluções" em Manchester - City e United), do Europeu e Copa América, havendo possibilidade de obter jogadores de valor em negócios de ocasião como o Bryan. ex: Jonas que para mim foi dos jogadores mais influentes - a custo zero, talvez a par de João Pinto.

Equipa:
GR: Patrício (Azbe Jug e Beto - ou "se tiver que ser" Eduardo)
Defesa Dir: Schelotto - deverá ser titular por ser jogador de condução) e João Pereira
Defesa Esq: Marvin e Bruno César nos jogos em caso contra equipas mais fechadas
Defesa Central: Coates e Douglas (Rúben Semedo e Naldo)
Médio Defensivo: William (Aquilani ? - Sandro, Palhinha ? e Vukcevic)
Médio Centro: Adrien (Sandro, João Mário, Oliver Torres)
Médio Ofensivo: Bryan e João Mário (Oliver Torres, Iuri, Gelson, Nani, Alan Ruiz ou Matias)
PL: Slimani ? - Spalvis, Barcos (Rafael Martins)

Aspectos a melhorar: Comunicação do clube (acabar com o Facebook do Presidente inclusive).

Comunicação do clube já foi referido ? )

Apontava alguma falta de qualidade e atitude por parte de alguns jogadores principalmente contra equipas fechadas - casos de Jefferson, Naldo e Téo, mas que foram corrigidos mais para a segunda metade da época com a entrada de Bruno César a lateral e a "construção" de Rúben Semedo e Coates.

© Domínio Táctico 2012 | Blogger Template by Enny Law - Ngetik Dot Com - Nulis