9 de mar de 2017

As vantagens do 3x4x3 losango que permitiu ao Barça a remontada mais incrível da história


É impossível dissociar a remontada épica que o Barcelona conseguiu alcançar, do sistema de jogo utilizado no jogo da 2ª mão. Pese embora a estratégia conservadora de Emery, só foi possível encostar o PSG durante 90 minutos à sua própria área porque o sistema escolhido por Luis Enrique assim o permitiu.


O que o Emery queria, e o que o 3x4x3 losango o obrigou a fazer. De um bloco médio/baixo para estarem praticamente "enfiados" dentro da sua área. A enorme rede de apoios que o portador da bola tinha permitiu ao Barça uma circulação muito apoiada, muito curta. Nunca faltaram linhas de passe dentro do bloco adversário, nem em largura.


Sem bola, foram também notórias as vantagens que este sistema trouxe ao futebol do Barça. A maneira conseguiu condicionar a construção do adversário e como conseguiu "abafar" após a perda da bola, só foi possível devido ao grande números de jogadores que estavam no meio campo ofensivo aquando da mesma.


Muitos jogadores no meio campo ofensivo, e quase todas as linhas de passe do adversário a serem condicionadas. Coberturas sempre garantidas.



Heat Map de Pique

Heat Map dos 3 defesas do Barça que passaram 51% do tempo no meio campo do PSG

0 comentários:

© Domínio Táctico 2012 | Blogger Template by Enny Law - Ngetik Dot Com - Nulis